Postagem Padrão Ubau

UBAU representada no 4º Seminário A Voz do Campo, em Gramado/RS

Entre os dias 31/07 e 02/08 a UBAU, através de seu associado, o advogado Alexandre Martini, participou da palestra “Lava Jato: Resultados e Perspectivas”, juntamente com o Procurador da República Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, no 4º Seminário A Voz do Campo, em Gramado – RS.

A palestra tratou do tema que hoje é de extrema relevância no que se refere ao combate à corrupção em nosso país.

 

participa

Na ocasião o membro da UBAU ressaltou o grande legado que está sendo deixado pela Operação Lava Jato no enfrentamento do crime organizado, e, principalmente, no enfrentamento de um problema que talvez seja o maior potencializador da corrupção e da criminalidade como um todo, o sentimento de impunidade até então existente no Brasil.

Segundo Martini, até pouco tempo atrás os criminosos de “colarinho branco” praticavam os ilícitos sabedores de que dificilmente o braço estatal os alcançaria, o que mudou sobremaneira à partir do trabalho iniciado com a Lava Jato, prova é o número de prisões e condenações existentes até o momento.

“É preocupante movimento que, estrategicamente, vem sendo realizado visando o enfraquecimento da Operação Lava Jato através de cortes de orçamento à Procuradoria da República, à Polícia Federal e demais órgãos que coíbem o crime organizado, cortes na estrutura, notícias veiculadas de forma direcionada por determinados setores da imprensa e manobras legislativas, tudo com o fim de prejudicar as investigações”, ressalta Martini.

Por fim, destacou a importância do tema e de serem enfrentadas essas pressões por toda sociedade, dando apoio à continuidade do trabalho dos órgãos investigadores sem qualquer interferência externa, pois, entende que estes gargalos, a sangria financeira ocasionada pela corrupção, acabam trazendo consequências em todas as esferas, seja no aumento de tributos, seja na legitimação dos cortes de orçamento ou mesmo nas decisões lastreadas na análise econômica do direito pelos Tribunais Superiores.

Martini

Passada a palavra ao palestrante, Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, este teceu importantes comentários sobre a operação, trazendo o contexto histórico das investigações e onde ela se encontra nos dias de hoje.

Ainda segundo o palestrante, foram trazidos números alcançados com a operação, dentre os quais mais de 1.700 procedimentos instaurados, mais de 840 buscas e apreensões, mais de uma centena de prisões, entre outros números que indicam a correção do trabalho que vem sendo realizado.

Segundo o procurador havia um irrestrito apoio da oposição anteriormente em virtude da vontade de derrubar a, então, Presidente, mas, após as investigações chegarem à outros partidos houve uma evidente desaceleração no apoio, iniciando-se uma campanha, por vezes velada, no sentido de frear as investigações. O Procurador encerrou sua fala sublinhando a importância do apoio da sociedade e pedindo esse apoio.

palestrante

Destaca-se a importância do tema e há que se parabenizar a organização do 4º Seminário A Voz do Campo, na pessoa de seu diretor Marcelo Brum, por ter a sensibilidade de trazer esta importante palestra que, embora não se trate de um tema do Agro, possui relação com todos os segmentos, e, por isso, faz parte do Agro, eis que quando se fala em corrupção e em seu combate se está falando do futuro do país, motivo pelo qual a UBAU, reitera os votos de gratidão pela participação nos debates, sempre com o intuito de agregar e receber conhecimento e difundir o Agro como um todo.

público

Compartilhe

Come2theweb