WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.29 (2)

Relatório de Visitas Institucionais da CNMAU

A Comissão Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU (CNMAU) e o Projeto Pensar Direito da Unipampa lançaram o livro e E-Book “Direito Agrário na Prática: casos jurídicos reais sob a percepção das mulheres agraristas – Estudos em homenagem à Ministra Tereza Cristina”, de acesso gratuito e livre distribuição.

A coordenadora da obra Heloísa Bagatin Cardoso, secretária nacional da CNMAU, presenteou com um exemplar a homenageada Ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na oportunidade destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela UBAU e a comissão feminina de incentivo ao estudo e fomento do direito agrário e agronegócio.

Em agenda com a procuradora Dra. Beatriz Monzillo de Almeida do MAPA, houve a entrega de exemplares para o departamento jurídico e biblioteca da instituição, sendo tratada na pauta da reunião acerca da necessidade de difusão de informações e orientações ao produtor rural acerca da gestão da propriedade, como procedimentos de georreferenciamento, regularização do CAR, certificações públicas para produtos agropecuários. Além da exposição de projetos inclusive, no âmbito jurídico a serem lançados pelo Ministério.

Ainda, houve encontro para entrega do livro ao Deputado Federal Jerônimo Goergen, na Câmara de Deputados. Na ocasião, por iniciativa do deputado, estava acontecendo no plenário o seminário sobre propostas de alterações na legislação para maiores oportunidades no crédito para o agronegócio, com participação de vários especialistas da área e representantes de diversas instituições financeiras.

A diplomata Carolina Von Der Weid, atuante na área do agronegócio na ONU, e palestrante no evento online promovido pela UBAU em março de 2021 sobre “As perspectivas do agronegócio brasileiro no mercado internacional”, foi brindada com uma obra e relatou suas experiências na carreira diplomática ao atuar no exterior no âmbito do agronegócio, bem como as pesquisas acadêmicas no sentido de ampliar as certificações dos produtos agropecuários – utilizando o CAR como ferramenta para certificação pública – e torná-las mais acessíveis ao produtor rural, a fim de permitir maior acesso as rodadas de negócios para exportação.

Em visita institucional foi entregue exemplar do livro para Associação Brasileira dos Produtores de Soja – Aprosoja Brasil -, representado pela Renata Caixeta que explicou a atuação da entidade em prol dos produtores de soja junto ao legislativo e executivo, para obter melhorias ao setor e fortalecer a imagem do produtor rural. Além de terem destacado o trabalho da Aprosoja-Go Mulher que também tem fomentado a atuação feminina no segmento.

Na mesma reunião, também foi concedido um livro para Associação Brasileira de Semente de Soja – Abrass -, representado pela Fernanda Jardim que expôs a atuação da instituição em benefício da cadeia produtiva da soja e os trabalhos desenvolvidos.

Em agenda na Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA -, a obra foi divulgada ao Dr. Itazil F. Benício dos Santos e Dr. Gustavo Carneiro, coordenador do Instituto Pensar Agro – IPA -, sendo que ambos comentaram brevemente sobre as pautas de reunião e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Presidente da entidade, o Deputado Federal Sérgio Souza.

A última visita realizada foi ao pesquisador José Eustáquio Vieira Filho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA -, que foi palestrante no I Encontro da CNMAU na Sociedade Rural Brasileira, em dezembro de 2020. Além de autor de várias obras na área do agronegócio, José Eustáquio também coordena diversas linhas de pesquisa e projetos, expondo suas impressões acerca do mercado brasileiro e possíveis estratégias e ferramentas para diminuir custos de produção, ampliar produtividade e acesso a novos mercados.

WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.29 (2)

 WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.28 (1) WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.28 (2) WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.28 (3) WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.28 WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.29 (1) WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.29 (3) WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.29 WhatsApp Image 2021-10-18 at 09.14.30

Compartilhe

Come2theweb