Foto - Albenir Querubini

Considerações sobre o tipo de Cultura Florestal

por Darcy Walmor Zibetti

Presidente da UBAU.

Conforme a Instrução INCRA 5/73 – Tabela II Florestal consta: acácia negra, algaroba, angico, babaçu, balata, barbatimão, baunilha, cajá, carnaúba, caroá, casuarina, castanha do Pará, cedro, choupo ou álamo, cidreira, dendê, erva mate, guaraná, guaxima, jabuticaba, licuri, maçaranduba, malva, mangaba, mangue branco, mangue vermelho, maniçoba, maricá, murumuru, oiticica, palmito, pau rosa, piaçava, pinho do Paraná, pinus, quebracho, seringueira, sorva, timbó, tucum, umbu, chorão, eucalipto, etc.

Florestamento significa o plantio em áreas onde historicamente não havia floresta.

Reflorestamento é o plantio em áreas em que, historicamente, havia vegetação nativa, mas que foram convertidas pelo ser humano para outros usos.

As florestas trazem diversos benefícios entre eles a captação de CO2 (gás carbônico) da atmosfera através da fotossíntese, a recuperação de uma área degradada e aumento da qualidade do solo, evitando a erosão, diminuição do escoamento superficial, desregulação climática, entre outros.

  1. Seringueira

Hevea brasiliensis, seringueira ou árvore da borracha, de onde se extrai o látex para a produção de borracha.

É originária da região amazônica onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica.

O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio quando grandes hortos foram plantados, por ingleses para fins de exploração, no continente asiático, em países como Malásia e Siri Lanka.

  1. Pinus Elliottii

É uma árvore originária dos Estados Unidos e chegou ao Brasil nos anos 70. A árvore que dá origem à madeira Pinus é o Pinheiro, hoje muito cultivado em terras do Sul e do Sudeste do Brasil. O Pinus vem sendo utilizado principalmente para a fabricação de móveis e objetos em geral, inclusive aglomerados.

No plantio da muda há exigência quanto à limpeza das áreas de plantio e combate às formigas. A madeira do Pinus está suficientemente desenvolvida para sua extração e aproveitamento no período de 8 a 12 anos. O Pinus Elliottii chega a altura de 15 a 30 metros e seus frutos são cones, pinha. A resina produzida pelo Pinus é um material muito utilizado na indústria, principalmente em setores químicos e sua extração aumenta consideravelmente a lucratividade de quem aposta nesta atividade

 

  1. Acácia-negra

 

A Acácia-negra (Acacia meransii) é uma leguminosa arbórea originária da Austrália que vem sendo cultivada em vários países. Possui vagem com sementes pretas. Pode atingir até 6 metros de altura. No Brasil, é muito difundida no Rio Grande do Sul. De sua casca é extraído o tanino, muito utilizado na industrialização do couro.

Sua madeira é utilizada para diferentes finalidades, isto é, na indústria de celulose, como madeira aglomerada e como lenha para a secagem de grãos, fumo, em padarias, olarias e no uso doméstico como para assar carne para churrasco.

 

  1. Eucalipto

 

As árvores de eucalipto são nativas da Austrália, sendo importantes na composição da floresta.

De forma geral, espécies de eucalipto tem sido preferencialmente utilizadas devido ao seu rápido crescimento, capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas e pelo potencial econômico proporcionado pela utilização diversificada de sua madeira. Do plantio ao corte pode ter inicio aos 6 ou 7 anos de idade.

O plantio de eucalipto visa as seguintes finalidades: produção de papel celulose, lenha, carvão, aglomerado, serraria, ornamentação e quebra vento, além de essências para as indústrias farmacêuticas. Existe uma espécie de eucalipto que serve para poste de iluminação nas ruas e estradas.

O Brasil é o maior produtor de celulose, papel e painéis de madeira. No Canadá um eucalipto demora 80 anos para ser aproveitado.

O chá e o óleo essencial de eucalipto são popularmente  utilizados para tratamento doméstico de distúrbios respiratórios.

Na época de sua florada as abelhas se servem do seu néctar para produzir  mel de flor de eucalipto muito apreciado.

 

  1. Associação de reflorestadores

 

Existem diversas Associações de Reflorestadores em diferentes Estados da Federação.

Seus objetivos são congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos dos associados que se dedicam ao manejo sustentável das plantações florestais e estimular a implementação de florestas no uso múltiplo e funções ambientais.

O setor florestal é essencial para a população, pois produz matéria prima para a fabricação de vários produtos desde embalagens, material de higiene pessoal a exemplo do papel higiênico, papel toalha descartável,  e limpeza como desinfetantes. Serve também de proteção do solo e recarga hídrica.

Florestas plantadas, conservação das florestas e restauração ambiental são, também, vertentes das empresas florestais.

 

 

Compartilhe

Come2theweb