3869d7b9-5ac3-4817-84de-abce10946fc9 (1)

Acordo MERCOSUL e União Europeia

por Darcy W. Zibetti.

 

*Pronunciamento de abertura feito pelo Prof. Dr. Darcy W. Zibetti, Presidente da UBAU – União Brasileira dos Agraristas Universitários, na abertura do “Fórum Rural do Mercosul: e agora? Ajustes e soluções para o êxito no acordo com a União Europeia”, realizado na sede da FEDERACITE, durante a EXPOINTER/RS – 2019.

 

 

Prezados  participantes, palestrantes e rádio-ouvintes.

Estamos aqui, no Templo do Agrarismo Gaúcho, Rio-grandense e Internacional que é o Parque da EXPOINTER, para analisar e debater os desafios a serem enfrentados face ao acordo Mercosul- União Europeia.

Inicialmente, é oportuno trazer à lembrança dois dados e fatos históricos referentes ao Parque Estadual de Exposições e seu Patrono Assis Brasil.

O Parque de Exposição Agrária do Rio Grande do Sul iniciou-se com a utilização de espaço no Parque da Redenção (Parque Farroupilha), passando depois para o Parque do Menino Deus, ambos na Capital Gaúcha.

No Governo de Walter Peracchi Barcelos,  o seu Secretário de Agricultura o intrépido Palmeirense Deputado Luciano Machado, conseguiu marcar um tento levando a sede da Exposição para Esteio, hoje, com 141 ha. O intrépido Deputado Luciano Machado era considerado como “índio com sangue no olho”, homem de fibra. A partir de 1972, o Parque de Exposição passou a ser Internacional, denominando-se EXPOINTER.

O nome, oficialmente, aprovado como Patrono do Parque de Exposições em Esteio, foi o de Assis Brasil, autor do livro “Cultura dos Campos”, através do qual, prega que a Pecuária e a Agricultura são duas irmãs gêmeas inseparáveis.

Joaquim Francisco de Assis Brasil, herdeiro da Fazenda São Gonçalo de São Gabriel, diplomou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi político, defendendo o espírito republicano. Foi Ministro da Agricultura e como Diplomata, foi Embaixador do Brasil em vários países. Como diplomata, trazia animais de raça, sementes agrícolas e vegetais para impulsionar o setor agrário gaúcho. Ao se aposentar, estabeleceu-se na Granja de Pedras Altas, transformada em “Castelo de Pedras Altas”, cuja denominação é devida à existência na localidade duas pedras de mais de cinco metros de altura. Cabe recordar, também, que foi neste Castelo que foi assinado o Pacto de Paz entre Ximangos e Maragatos, pondo fim à Revolução de 1923. Hoje, está na pauta de discussão no âmbito dos Países do Mercosul e dos Países da União Europeia, as questões referentes ao Acordo Mercosul/União Europeia.

Por incrível que pareça, entre colonizadores e colonizados, fato por demais relevante a ser considerado. O tema em debate neste evento agrarista, em nosso modesto entender, resume-se em duas situações:

1) Aplicação da Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica para produzir mais e melhor por unidade de área e produção com qualidade técnico-ambiental, com selo de qualidade, rastreabilidade, certificação de origem e identificação geográfica, tudo dentro do Direito Intelectual-Agrário. Fato que exige a profissionalização empreendedora do produtor rural, gestor dos recursos naturais e da atividade agrária. Essa exigência atual do consumidor final, demanda a que o produtor rural, razão de ser do Direito Agrário, seja contemplado com maior e mais intensa assistência técnica e jurídica.

2) Outra questão é a situação diplomática. O diplomata agrarista Joaquim Francisco de Assis Brasil pode servir para o Brasil de inspiração e paradigma para os nossos Agentes que promovem a comercialização e exportação de nossos produtos agrários. Se a Europa é o Museu do Mundo, o Novo Mundo que abrange o Mercosul tem, como Museu a própria Natureza. Tem uma riqueza agrária e uma biodiversidade de valor incalculável. O Brasil, em especial, tem carne bovina, ovina, caprina, suína, avícola e grãos de várias espécies; além de frutas típicas, notadamente na Região do Vale do Rio São Francisco e na Região Amazônica. A exportação desses produtos brasileiros, como as frutas típicas e autóctones podem provocar mudança no paladar e angariar comercialização importante.

Esperamos que com diplomacia o Acordo Mercosul/União Europeia seja ultimado e posto em funcionamento para  o bem da população de todos os Países envolvidos nessa mega e histórica pactuação.

 

 

 

Compartilhe

Come2theweb