WhatsApp Image 2021-08-19 at 21.52.45

1º Seminário de Regularização Fundiária da UBAU

1º SEMINÁRIO ONLINE DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA COMISSÃO NACIONAL DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS DA UBAU

ASPECTOS IMPORTANTES DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E DE LICENÇA AMBIENTAL NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS REGIONAIS

 

 

A União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU) por intermédio da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários, realizará nos dias 21 a 23 de setembro de 2021, o evento “1º Seminário Online Aspectos Importantes da Regularização Fundiária e de Licença Ambiental no Brasil: Experiências Regionais”.

Destarte, a regularização fundiária consiste no conjunto de medidas jurídicas, ambientais e sociais com o objetivo de legalizar e titularizar os ocupantes de terras da União, dos Estados e dos Municípios. Vale ressaltar que a figura do licenciamento ambiental é um poderoso instrumento garantidor do equilíbrio ambiental em consonância com o correto uso da terra.

O Seminário reunirá profissionais que atuam diretamente com o direito agrário e o Direito Ambiental, os quais discorrerão sobre os procedimentos para a regularização fundiária e a licença ambiental da propriedade rural, tratando das novas legislações e de projetos de lei tramitando no Congresso Nacional e no Senado Federal, focando nas experiências regionais em que esse processo vem tendo a junção de forças dos órgãos públicos de terra e de meio ambiente, dos Tribunais de Justiça, e dos Cartórios de Registro de Imóveis.

Desta forma, o evento visa fomentar o debate sobre os vários enfrentamentos das questões jurídicas que envolvem a Regularização Fundiária e o Licenciamento Ambiental no Brasil Regional, contribuindo para os avanços de implantação de instrumentos efetivos que melhorem o acesso a terra e o licenciamento ambiental por locais, nacionais, e os estrangeiros.

Canal Youtube para o acesso ao evento e inscrições:

Dia 21 de Setembro – Abertura e Painel 1 – https://youtu.be/zHIzn3nRFI;

Dia 22 de Setembro – Painel 2  –   https://youtu.be/dePKJwbkk58;

Dia 23 de Setembro – Painel 3  –    https://youtu.be/b5KG59BSAGg.

As inscrições para confirmar participação do evento será através do E-mail: comissaonacionalfundiariaubau@gmail.com.

WhatsApp Image 2021-08-19 at 21.52.45

PROGRAMAÇÃO

Dia 21.09 às 17hs – 19hs (https://youtu.be/zHIzn3nRFI)

 

17hs  – Abertura:   Dr. Rogério Reis Devisate – Presidente da CNFUBAU e os Vice-Presidentes da CNFUBAU.

17h30 – Regularização Fundiária como Instrumentos de Política Pública – Rogerio Reis Devisate –AdvogadoPresidente da CNFUBAU, Defensor Público, Escritor.

Dia  22.09 às 17hs – 19h30 (https://youtu.be/dePKJwbkk58)

 

17hs – Situação da Regularização Fundiária versus Licença Ambiental – Moderador Dr. Paulo Figueira,  Palestrantes – Dr. Leonardo Bussolotto – advogado, com atuação em consultoria e auditorias ambiental, Dr. Rodrigo Barros – advogado, professor universitário, Presidente da Comissão de Direito Ambiental e Agronegócio da OAB/MG, Dr. Marcos Saes – Advogado, com atuação destacada no assessoramento jurídico e estratégico de licenciamentos ambientais,  Dra. Rode Amélia Mar – advogada, Professora Universitária, Procuradora e assessora Jurídica em Direito Ambiental, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SC.

Dia 23.09  das 17hs às 19hs (https://youtu.be/b5KG59BSAGg)

17hs – Experiências Regionais de Regularização Fundiária – Moderadores: Dr. Rogério Reis Devisate, Palestrantes:  Dr. Richard Martins Torsiano – Consultor internacional em governança e administração de terras, Dr. Bruno Kono – Presidente do Instituto de Terras do Pará, Dr. Márcio Glayton Araújo Grangeiro– Diretor Presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima-ITERAIMA, Dr. Marcelo Guimarães Rodrigues (TJMG) – Desembargador do Tribunal de justiça de Minas Gerais, Dr. José de Arimatéia (ANOREG) – Oficial/RI – Campo Novo do Parecis – MT; Conselheiro da ANOREG/MT, Vice-presidente do IRIB.

19hs – Encerramento – Dr. Darcy Walmor Zibetti – Presidente Nacional da UBAU, Dr. Rogerio Reis Devisate Reis – Presidente da CNFUBAU, Vice-Presidentes da Comissão Nacional Fundiária UBAU.

 

Inscrições Gratuitas – comissaonacionalfundiariaubau@gmail.com

Compartilhe

Come2theweb