Tractor (1)

Teoria da Auto-regulamentação do Agronegócio

A mente é um fogo a ser aceso

Plutarco

 

por Darcy Walmor Zibetti – Presidente da UBAU.

 

O Mestre Agrarista de renome internacional Prof. Dr. José Luiz Tejón Megido é autor e defensor da Teoria da Auto-regulamentação do Agronegócio a exemplo da auto-regulamentação publicitária.

A Dra. Roberta Melo, Presidente da Comissão Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU, sediada em São Paulo, sua amizade com o Agrarista Tejón Megido motivou uma “live” do Mestre Agrarista com a UBAU, representada pelo seu Vice-presidente Prof. Albenir Querubini e também Diretor da Escola Agrarista e Coordenador da TV Agrarista da UBAU.

Devido à importância e atualidade do tema a Presidência da UBAU convocou uma reunião virtual com os membros da diretoria a qual aprovou um documento divulgado na site da entidade, apoiando a Teoria da Auto-regulamentação do Agronegócio. Tal documento foi assinado também pela Diretoria da Comissão Nacional das Mulheres Agraristas da UBAU.

Para melhor entender o pensamento do Mestre Agrarista Tejón Megido sugerimos assistir a “live” no site da UBAU e no Youtube, tendo como título Regulação ou Auto-regulamentação do Agronegócio. Ele defende o cumprimento da Lei. Entende que a Lei é o fundamento. Entende mais que a ilegalidade é paga por quem cumpre a Lei. Ele afirma que é muito fácil culpar o governo. Baseia-se também na ideia de que o Agronegócio visa a alimentação humana e a saúde da humanidade.

A bem da verdade, deve haver uma conscientização de fazer tudo de forma correta seja de parte do produtor rural agro industrialista, etc.

O estrangeiro tem leis, regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) pata exportar para outros países. É competitivo quem age de acordo com essas regras. Tejón Megido fala que o mundo publicitário se auto-regulamenta e autofiscaliza. Não pune, mas faz recomendação. O Agronegócio também deveria  autorregular-se e autofiscalizar-se. “Hay la lei, hay la trampa” não deve prosperar no sistema do Agronegócio.

Finalmente, os Agraristas, em especial, sócios da UBAU devem agir de forma correta.

Nota 1 – A “live” foi realizada no dia 07 de junho de 2020, pelo Instagram da CNMAU e pode ser acessada na página da TV Agrarista da UBAU: https://youtu.be/WeAJagklVlg

Compartilhe

Come2theweb